História do Jeans



Supõe-se que a palavra "Denim”(tecido do jeans) venha do francês “serge the nîmes”, um tecido usado desde o século XVII na Europa para o vestuário de trabalho no campo. Mas foi em 1873 que ganhou destaque, após o negociante norte-americano Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis projetarem a primeira calça jeans, com pequenos rebites de cobre para fortalecer as costuras.



No início, a peça era usada por homens que executavam trabalho manual pesado, como caubóis e construtores de ferrovias, pois durava mais que os outros materiais.



Na década de 1930, o jeans chegou à moda em parte Graças aos faroestes. E, quando Elvis Presley e os galãs James Jim e Marlon Brando estrearam nas telas usando jeans nos anos 1950, o denim virou símbolo imediato de juventude e rebeldia.




Curiosidades


Decoração Índigo - Nos anos 1880, uma tendência de decoração era usar o corante azul do Denim, o índigo, para pintar paredes capas de móveis dosséis e toalhas de mesa.


O primeiro jeans - No início, a calça era chamada de Waist- overalls Ou seja uma calça com suspensórios parecida com uma Jardineira.



Amor à primeira vista- Durante e após a II Guerra Mundial, muitos europeus e asiáticos viram o jeans pela primeira vez - usado por soldados norte-americanos em folga - o que gerou enorme demanda. Na Grã-Bretanha, por exemplo, multidões de adolescentes tentavam comprar jeans dos marinheiros ainda no porto, após o desembarque.


Etiquetas desejadas - Era quase impossível comprar jeans na Rússia durante o rígido governo comunista de 1922 a 1991, portanto os jovens imploravam aos turistas que vendessem as deles ou compravam de contrabandistas. Mas só se tivessem uma etiqueta norte-americana visível no bolso de trás.


Primeiro namorado - Antes da fabricação da primeira calça jeans feminina em 1934, as mulheres pegavam emprestados as calças dos maridos ou irmãos - a boyfriend original.


Coladinho - Marilyn Monroe foi uma das primeiras mulheres a lançar a moda do jeans justo no início dos anos 1950. Adquiria modelos masculinos em saldos de uniformes do Exército ou da Marinha entrava no mar depois tomava Sol até a calça secar e virar uma segunda pele.



Rebeldia adolescente - O jeans era proibido em algumas escolas norte-americanas nos anos 1950. Mas em 1958 um jornal publicou que cerca de 90% dos adolescentes usavam jeans em todo lugar “exceto na cama e na igreja”.


O primeiro Jeans com ziper - Foi lançado pela Levi Strauss em 1954. Antes disso, todos eram fechados com botões.

Jeansmóvel - Em 1974 American Motors lançou um carro Levi’s com assentos em jeans, além da costura laranja e da etiqueta vermelha típicas da marca.



Jeans de estilista - No inicio dos anos 1990, Gianne Versace tornou-se o primeiro estilista a usar denim em uma coleção de alta-costura. Ele juntou camisa jeans com saia longa de seda e renda e colocou jaquetinhas sobre os vestidos de baile; cada peça custava milhares de dólares.


Delírio em diamantes - A calça jeans mais cara do mundo custou US$ 1,3 milhão - os bolsos de trás eram cravejados com 15 diamantes enormes. Foi o único par, vendido para um anônimo em 2008 pela marca Secret Circus, de Los Angeles.


Azul original - O tom azul do jeans vem do corante índigo, feito de uma planta tropical. Por centenas de anos, foi o corante natural mais usado de todos, pois se fixava com facilidade. Hoje maior parte do denim é tingida com corante artificial, mais barato.


A maioria da população mundial hoje, veste Denim ao menos 3 vezes por semana, segundo o Global Lifestyle Monitor .



Fonte: O livro da Moda (Publifolha)

#Versace #Denin #Jeans #Strauss #Levis #HistóriadaModa

Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • PgpnXhhh[1]

Cassandra  Designer de Moda 

(15)98129-4516